Não se meta nisso

Conversando com uma amiga, disse que estava planejando elaborar postagens para dar dicas aos novos autores. Eu queria algo especial como primeira postagem desse tipo. Então perguntei a ela: "o que você acha que seria interessante eu escrever para alguém que sonha em ser escritor?" De pronto ela me respondeu: NÃO SE META NISSO!



Em um primeiro momento achei um absurdo esse tema. Como assim? Não se meta nisso? Que diabos de tema seria esse? Não respondi nada e comecei a meditar. E cheguei a conclusão que de fato é um tema fantástico.

Não se meta nisso!

É isso mesmo.
Não escreva.
Não elabore mundos.
Não pesquise outros autores.
Não busque melhorias textuais.
Não promova sua própria criatividade.
Não saia de sua zona de conforto.
Não procure a opinião alheia.
Não bote suas ideias no papel.
Não transforme seus sonhos em realidade.
Não se apaixone por um personagem.
Não leia.

E sabe qual será o resultado?

Viveremos em um mundo com uma ideia a menos. Um mundo com uma (a sua) criatividade a menos. Um mundo com sonhos a menos. Teremos menos leitores, independente de quantos seriam, lendo exatamente o que você imaginou. Menos diversidade literária, menos publicações. Teremos menos fantasias, justamente as idealizadas por você! Seremos menos leitores em um país que urge por leitura. Seremos menos escritores num mundo que sonha utopias. Teremos menos distopias e menos válvulas de escape para outros mundos. Teremos menos processos de avaliação, menos leitores-beta, menos novos autores sendo lançados (você poderia ser um deles). Menos vocabulário e menos enredos. Menos correções. Menos lágrimas e decepções após o não de uma editora, e menos sorrisos e pulos de alegria após o sim de outra editora. Menos contratos literários assinados. Menos comemorações e menos lançamentos. Teremos menos noites de autógrafos, e menos cheirinho de livro novo. Menos títulos numa estante. Menos capas ilustradas. Menos pessoas se apaixonando pelos seus personagens. Menos páginas de livros...

Não se meta nisso, e teremos uma história a menos a ser contada ao mundo! A sua...

Pense em "não se meter nisso", antes de desistir...

0 comentários :

Postar um comentário

Sejam bem vindos à minha casa virtual!

 
© Blog Lara Orlow. Todos os direitos reservados.
Layout feito por Flavinha Fernandes